top of page

Cursos

ico5 rob1 f.png
Construção básica e programação de robôs, utilizando kits da Lego Education. OBJETIVOS: Desenvolver o raciocínio lógico matemático, por meio dos princípios de mecânica, eletrônica e informática aplicada à robótica.Estimular o auto desempenho dos alunos com a participação na OBR. Capacitar o aluno a trabalhar com projetos, desenvolvendo sua própria pesquisa, objetivando a tomada de decisões, promovendo o trabalho em equipe, com diálogo e o respeito às diversidades.
ico5 programa2.png
O Scratch é uma linguagem de programação destinada ao ensino de crianças e adolescentes, utilizando blocos encaixáveis. Esta plataforma desenvolve umasólida base da lógica de programação, principalmente de animações e jogos. OBJETIVO: Introduzir o aluno nas linguagens computacionais, incentivar criatividade, a persistência na conclusão dos projetos além de estimular o trabalho em equipe.
ico1.png
O App Inventor é uma linguagem de programação destinada a produção de aplicativos androide. Imagine você criando seus próprios aplicativos! Neste curso os alunos serão estimulados a desenvolverem a partir de uma programação em blocos, aplicativos que podem ser compartilhados entre seus amigos ou até mesmo em lojas virtuais. OBJETIVO: Transformar o aluno de consumidor/usuário de aplicativos e jogos de celular para um criador de programas para celular, além de todos os benefícios que as habilidades de programação podem trazer.
ico4 tube.png
Poder expressar suas ideias, opiniões ou somente criar um programa sobre um assunto interessante faz parte deste curso, onde podemos aprender a editar vídeos, utilizar imagens, criar um canal no youtube, além de preparar o conteúdo, planejar e apresentar os próprios projetos elaborados neste curso. OBJETIVOS: Apresentar as principais etapas para ser um Youtuber. Sensibilizar para o desenvolvimento de valores, ética e responsabilidades na postagem de conteúdos na internet. Compartilhar saberes, por meio da divulgação de projetos e pesquisas desenvolvidos no Instituto.
ico7 rob2 2.png
Neste Curso utilizaremos uma plataforma de prototipagem, amplamente utilizada, chamada Arduíno, capaz de auxiliar na construção e programação de diferentes robôs. Destinado tanto para automação residencial como industrial. OBJETIVOS: Desenvolver a lógica de programação na linguagem C e na linguagem em blocos.  Aprender sobre variáveis de programação, repetições e estruturas de decisão.
O Tinkercad é um software que permite criar objetos digitais em 3D. Esses objetos podem ser impressos por uma impressora 3D ou simplesmente transformados em fotos. O Tinkercad, que é a primeira plataforma de design tridimensional disponível on-line, faz parte da família Autodesk. OBJETIVO: Introduzir estudantes no processo de modelagem digital, criando estruturas tridimensionais e promovendo a transferência de suas criações de uma plataforma virtual para o nosso mundo real.
ico2 tinker.png
Minecraft é um jogo onde o personagem vive em um mundo feito de blocos, no qual os jogadores podem explorar a sua criatividade e estratégias durante o processo de desenvolvimento dos seus personagens. Neste curso os alunos poderão criar estruturas diferenciadas, chamadas de Mods, além de programarem plataformas especificas dos personagens do Minecraft em ambientes 3D e 2D. OBJETIVO: Ampliar as possibilidades deste popular jogo entre os alunos através da programação em bloco, além de utilizar esse programa para uma aprendizagem criativa e produtiva.
ico8 mine.png
bottom of page